top of page

FINALIZADO O ALARGAMENTO DA FAIXA DE AREIA, OBRA NOS INGLESES DEVE SER CONCLUÍDA EM ATÉ 60 DIAS.

A Prefeitura de Florianópolis, tem como objetivo concluir, em até 60 dias, o projeto de alargamento da faixa de areia da Praia dos Ingleses, situada no norte da ilha. Essa obra teve início em janeiro deste ano e abrangeu uma extensão de 2,8 quilômetros ao longo da orla. A ampliação da faixa de areia foi concluída em março, e agora o foco dos trabalhos está nas valas de drenagem da praia, consideradas uma complementação à fase anteriormente finalizada.


O projeto teve início no Canto Sul da praia e seguiu em direção ao Canto Norte, terminando 500 metros antes da foz do Rio Capivari. Um navio russo foi responsável pela dragagem de aproximadamente 500 mil metros cúbicos de areia, retirados de uma jazida submarina localizada a um quilômetro da praia. Essa areia foi utilizada para o alargamento da faixa.


Antes das intervenções, certas áreas da praia possuíam uma largura máxima de apenas 20 metros, enquanto outras nem sequer apresentavam faixa de areia para os banhistas desfrutarem. Com o projeto de alargamento, estima-se que a faixa de areia tenha alcançado até 45 metros, segundo a prefeitura. No entanto, com o passar do tempo, é esperado que a ação das marés reduza a largura para cerca de 35 metros. A destinação de recursos municipais para esse investimento foi de R$ 18,8 milhões, com o objetivo de minimizar o impacto do avanço do mar, que tem sido observado na cidade nos últimos anos.


Em 2020, um projeto de alargamento semelhante foi realizado em Canasvieiras, também no norte da ilha. De acordo com o secretário de transporte e infraestrutura, está em andamento um processo de licitação para um investimento semelhante na praia de Jurerê. Ainda não há uma data definida para o início dessa obra, mas a administração municipal tem a intenção de concluí-la ainda neste ano. O alargamento da faixa de areia em Jurerê deve abranger uma extensão de dois quilômetros ao longo da orla.



E ai? Qual a sua opinião sobre o alargamento da faixa de areia?



Comments


bottom of page