top of page

A HISTÓRIA POR TRÁS DO NOME “INGLESES”

Apesar de haver versões um pouco diferentes, acredita-se que o bairro Ingleses carrega este nome devido a um naufrágio de uma embarcação que carregava piratas ingleses ter sido descoberta no ano de 1989 pelo mergulhador Alexandre Viana. Acredita-se que isto tenha ocorrido por volta do século XVII pois foi encontrado uma régua de Gunther, usada para cálculos de navegação, com a data de 1683.


Ainda, o historiador Amílcar D’Avila de Mello especificou que a embarcação espanhola, chamada Nuestra Señora de Aránzazu, teria sido roubada no Peru e trazia uma tripulação de oito piratas ingleses, liderados por Thomas Frins. O barco integrava uma frota composta por cerca de 900 homens, entre ingleses e franceses, que teriam saqueado colônias espanholas no Pacífico de 1684 a 1687.



A partir de demais objetos encontrados, como vasos de cerâmica, anéis, relógio de sol, duas figas, entre outros, foi feito um museu apelidado de Museu do Naufrágio, sendo este aberto ao público e na praia.


Atualmente não são realizadas novas escavações no local onde a embarcação está submersa, mas, segundo a Folha de São Paulo, o navio está encalhado a apenas 2,5 metros da superfície e bem próximo à orla.


Achou legal? No próximo post traremos mais sobre o Museu do Naufrágio!


bottom of page