top of page
Praia dos Ingleses

A praia dos Ingleses está situada no bairro de Ingleses, norte catarinense, no município de Florianópolis, capital do estado brasileiro de Santa Catarina.

É uma praia com 4,83 km de extensão, mar aberto, águas azuis e mornas e com poucas ondas, com muita areia, onde inclusive é praticado o surf de areia (sandboard), um esporte praticado por pessoas de todas as idades nas dunas existentes no local. São também realizados passeios náuticos. Ao norte da praia dos Ingleses, após o costão, encontra-se a Brava, e ao sul, a praia do Santinho, também no distrito de Ingleses do Rio Vermelho.

ingleses floripa.jpg
Comércio

A praia dos Ingleses possui um comércio muito variado, é lembrada na ilha por possuir grandes supermercados, farmácias, lojas de roupas, shoppings, restaurantes, petshops, salões de beleza, bares e lojas em geral. É o bairro mais desenvolvido da ilha quando o assunto é comércio diversificado, inclusive é comum entre os moradores não se deslocarem até o centro, uma vez que a maioria das necessidades são supridas dentro do próprio bairro.

shopping ingleses.jpg
Infraestrutura

O bairro dos Ingleses é ligado por duas grandes estradas: a SC 406 de quem vem pelo sul da ilha, passando pelo Moçambique e a SC 403, duplicada em 2015 com uma grande obra de ligação, uma das mais importantes de Florianópolis inclusive. A rede de esgotos já atinge cerca de 54 km de extensão e contempla mais de 79% do bairro, a CASAN está executando um grande projeto de ampliação da rede de esgotamento sanitário no bairro com previsão de entrega até o final de 2021. A energia é oferecida pela CELESC, que, inclusive, possui uma subestação no bairro para a garantia da qualidade do serviço. As telecomunicações e o acesso à internet são oferecidos por inúmeras empresas através de fibra ótica de altíssima velocidade e o sinal de Wifi é gratuito em toda a extensão da praia.

sc 401.JPG
Transportes e acessos

Os habitantes da ilha contam com um transporte público de qualidade. Para entender um pouco do transporte na cidade você precisa compreender que existe um terminal (TICEN) que fica no centro da cidade, para chegar nos bairros você deve fazer algumas paradas em outros terminais que ligam até os bairros mais distantes, terminais como por exemplo o TISAN (Santo Antônio de Lisboa) e o TICAN (Canasvieiras). Você pode terminar sua viagem nestes terminais ou continuar viagem até os outros bairros, sem pagar nada mais por isso. Por exemplo, se você vier do centro, você deve pegar um ônibus no terminal TICEN  até o terminal de TICAN (linhas 210 e 221). Chegando no Terminal TICAN em Canasvieirias, para chegar no bairro dos Ingleses você trocar de ônibus, dependendo da sua localidade, as linhas mais comuns são 264 - Ingleses , 267 - Rio Vermelho, 02 - Ingleses Santinho.  Você pode montar sua rota clicando aqui, no site do Consórcio Fênix. Você pode também optar entre o ônibus convencional ou executivo. Vale lembrar que os aplicativos como Uber e 99 Taxi funcionam muito bem na Ilha. Além disso, existem terminais de Táxis comuns por toda extensão, em especial no aeroporto, centro e terminal rodoviário.

transporte.jpg
policia.jpg
Segurança

Tratando-se de estatísticas, Florianópolis tende a apresentar quedas consecutivas nos indicadores criminais. Ingleses, em especial, tem apresentado uma mudança gradativa no perfil do morador. Uma vez que grandes empreendimentos começam a se espalhar pelo bairro. Ingleses é um dos poucos bairros que possui uma delegacia de Policia Civil e outra da Policia Militar, sendo nítido a atuação das corporações no bairro. Já no lado da iniciativa privada, muitas ruas começam a ser vigiadas por câmeras de segurança e guardas particulares, com a chegada de novos investidores Ingleses passa a ser um dos bairros com o maior potencial de vigilância ao longos dos próximos anos.

Cultura

Quando o assunto é cultura vale destacar alguns locais como: o interessante Centro de Visitação do Projeto de Arqueologia Subaquática, o belo Museu Arqueológico ao Ar Livre e o curioso Museu das Oficinas Líticas. Em 2022 inaugura o Ingleses Beach Square, complexo esse que oferecerá, não somente, acesso ao cinema para os moradores, como também peças de teatro e uma peculiar exposição com a história da ilha e seus moradores.

ingleses beach.jpg
getlstd-property-photo.jpg
Lazer

Como o Ingleses está situado na extremidade da ilha, inevitavelmente, as  mais atrativas formas de lazer são aquelas que contemplam a beleza litorânea ao ar livre. Esportes como o surf e stand up são comuns, assim como beach tênis e vôlei, sandboard nas dunas, passeios de quadriciclo, trilhas, mergulhos, passeios de lancha, pesca, entre outros. A noite oferece uma grande variedade de bares, restaurantes e clubs para diversão 24h e para todos os tipos de gostos.

chez altamiro.jpg
Gastronomia

Para os amantes de boa gastronomia, Ingleses é um dos destinos mais procurados da ilha. Com opções de alta gastronomia, cozinha italiana, mediterrânea, chinesa, veganas e, é claro, a especialidade Frutos do Mar.  

Educação

Para quem se muda com a família, sem dúvidas, a educação é um ponto a ser levado em consideração. Ingleses abriga um admirável número de colégios particulares e também públicos, que oferecem alta qualidade educacional, além de serem bem conceituados, além disso existem opções de faculdades particulares para quem deseja ir mais além, com uma série de cursos e de opções para desenvolvimento. O bairro ainda oferece uma elevada quantidade de escolas de idiomas e de cursos de especialização e de profissionalização. 

Saúde

Ingleses oferece diversas clínicas particulares e postos de saúde para os seus habitantes. Em 2022, com a iniciativa privada, Ingleses deve receber o primeiro grande hospital de bairro em Florianópolis. Mais uma grande vitória para o bairro com o maior potencial de crescimento da ilha.

colegio.jpg
hospital.jpg
Economia

Florianópolis, como um todo, gira em torno do turismo, dos serviços e da tecnologia. Ingleses, além de atender essa demanda, oferece opções de comércio para o morador o ano todo além de projetos particulares de fomento ao desenvolvimento tecnológico que crescem consideravelmente.

turismo-diante-da-pandemia.jpeg
bottom of page